Foto: Francielle Costa
Por Francielle Costa
Estilo, coragem e radicalidade. O BMX (Bicicle Motocross) ou Bicicross, como é conhecido, é um esporte praticado com bicicletas especiais, uma espécie de corrida em pistas de terra. Algumas pessoas também costumam praticá-lo em pistas de skate.
Surgido na década de 50 na Europa, o esporte se popularizou na Califórnia, nos anos 60. O marco inicial do BMX foi com a estréia do filme “On Any Sunday” (1971) que mostra corajosos pilotos de motocicleta em incríveis velocidades, um filme feito para os amantes das duas rodas. No Brasil começou a ser praticado em 1978. A primeira pista para prática na América do Sul (Marginal Pinheiros) foi construída em São Paulo no ano de 1979.
O BMX é dividido em duas modalidades, o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (manobras). Crytsyann Szczypkovski, 20, estudante de design é um praticante de Freestyle (estilo livre). Interessou-se pelo esporte aos 16 anos, quando frequentava as pistas do Gaúcho e do Ambiental em Curitiba. “Eu já andava de skate há algum tempo, mas ganhei um interesse especial quando vi os caras praticando aquelas manobras com a bike”, comenta.
A Confederação Brasileira de Bicicross (CBBx) criada para o incentivo à prática amadora do esporte, foi fundada em 1989 pelas Federação Mineira de Bicicross, Federação Paulista de Bicicross e a Federação Paranaense de Bicicross.
Saiba quais os equipamentos utilizados para prática do BMX:
- Bicicleta Aro 20 cross;
- Bicicleta Aro 24 cross;
- Bicicletas reforçadas com peças em alumínio para maior leveza;
- Capacete Fechado;
- Calça comprida;
- Camiseta manga longa;
- Luvas e tênis;
- Caneleiras, cotoveleiras e joeleiras também são recomendados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário